domingo, 24 de abril de 2022

Das maravilhas de viajar

            Em 2019 estive com meu marido em Buenos Aires, uma cidade bacana, cheia de lugares bonitos e interessantes para conhecer. Além disso, sempre gosto de interagir com outros viajantes, há um ganho cultural e pessoal nessas conversas.  Gosto de gente. Essa é a questão. E me sinto muito feliz em fazer novas amizades, mesmo que sejam pontuais e temporárias como numa viagem. 

           Fui visitar a Floralis Generica, uma escultura linda que fica na Plaza de las Naciones Unidas, no bairro da Recoleta, ponto turístico imperdível em Buenos Aires. A escultura em formato de flor metálica abre e fecha suas pétalas conforme a claridade do dia. 

            Ao chegar na praça onde ela está lindamente exposta, era à tardinha, um pouco frio e não tinha muita gente ali, o que era uma grande vantagem, já que lugares turísticos costumam estar cheios de pessoas querendo clicar o seu momento. Naquele dia, a Floralis estava quase que só para nós. 

          Entretanto, viajar só o casal não permite tirar belas fotos dos dois, no máximo selfies. Assim, quando vejo um casal por perto, já me aproximo e me ofereço para tirar fotos deles e eles tirarem de nós. Uma troca de gentilezas. 

           Nesse dia vejo um casal jovem também se aproximando da escultura e já me ofereço para tirar fotos deles. Me dirigi à mulher, como é mais costumeiro, já que em geral somos nós, as mulheres, que gostamos mais de fotografar e se fotografar. Estranhei um pouco quando ela passou o meu celular para o marido fazer as fotos, imaginei que ela não gostasse muito de fotografar. Mas ele foi muito dedicado àquelas fotos, sugeriu onde devíamos ficar, aguardou os pássaros passarem por trás da foto, foi muito disponível. 

           Quando ele me devolveu o celular e vi as fotos, dei pulos de alegria, estavam incríveis, maravilhosas. A perspectiva das fotos fizeram toda a diferença. Espontaneamente agradeci, elogiei, sorri muito. É nesse momento que a mulher fala bem orgulhosa do marido: - Ele é fotógrafo. 

             Presentes que ganhamos com as interações em viagens. Eles eram de São Paulo e aquele era um feriado no Estado, conversamos um pouco, mas infelizmente não peguei o contato deles. Foram muito autênticos na breve amizade. De toda forma, esse momento especial está guardado no coração.


Natal, 24/04/2022. 

Polyana Pimenta. 



Ps. Estava recordando desse momento esses dias quando contava para os meus pais. Assim, resolvi escrever porque essa é uma história que não pode ficar esquecida. São os momentos felizes que fazem a vida valer a pena e nos encorajam a enfrentar o dia a dia.


                        


2 comentários:

  1. Verdade polyana, muito bom viajar e fazer novas amizades.conhecer as culturas das cidades e seus pontos turísticos. 😍😘

    ResponderExcluir
  2. Owww, fiquei esperando a gentileza reversa... risos...
    Conto emocionante; foto linda, casal mais que especial!

    ResponderExcluir